DIRF: Representantes de entidades contábeis se reúnem com superintendente da Receita Federal

Em âmbito nacional, o mesmo pedido foi feito pela Fenacon e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que nos dias 22 e 24 de janeiro, respectivamente, encaminharam ofícios à Secretaria da Receita Federal, em Brasília

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, e representantes do CRCPR, Fecopar, Sicontiba e SESCAP-Campos Gerais se reuniram na tarde de quarta-feira, 25, com o superintendente da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Luiz Bernardi, para reafirmar o pedido feito no último dia 20: prorrogação do prazo de entrega da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).

O superintendente foi receptivo ao pleito e informou que o documento com as reivindicações das entidades já está nas mãos do secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid, em Brasília.
Preocupação

Em âmbito nacional, o mesmo pedido foi feito pela Fenacon e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que nos dias 22 e 24 de janeiro, respectivamente, encaminharam ofícios à Secretaria da Receita Federal, em Brasília. Conforme explicou Mauro Kalinke, a preocupação das entidades ocorre porque a DIRF é uma declaração complexa, que demanda tempo para que as empresas baixem o software e se adaptem a ele. Em anos anteriores, o programa era disponibilizado no início de janeiro e as empresas tinham até 28 de fevereiro para apresenta-la à Receita Federal. Para agravar a situação, este ano a Receita antecipou o prazo de entrega para o dia 15 de fevereiro e ainda não liberou o programa.

 

Participantes

Participaram do encontro o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminácio; o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber; o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi; o delegado da Receita Federal do Brasil (RFB), Arthur Cezar Rocha Cazella e assessor de Comunicação Vergílio Conceta; o diretor de Eventos do SESCAP – Campos Gerais, José Santos Bueno; o secretário de Eventos do SESCAP – Campos Gerais, Ricardo Denke, e a gerente geral do SESCAP-PR, Erinéia Araújo.

O presidente Mauro Kalinke estava representando, também, os presidentes do SESCON-Santa Catarina, Eugenio Vicenzi; SESCON-Grande Florianópolis, Fernando Baldissera; SESCON-Blumenau, Jéferson Pitz e o SESCAP-Londrina, Jaime Cardozo.

 

Fonte: Contabilidade na TV

Start typing and press Enter to search